terça-feira, 6 de agosto de 2013

Regulamento das competições do segundo semestre pode possibilitar até 11 clássicos na Fronteira Sul

Jogos resultam da Copa Fronteira Sul com partidas em dois turnos, duas semifinais 
e três finais mais os mata-matas das Copa Willy Sanvitto e Supercopa

O regulamento das competições do segundo semestre liberado pela Federação Gaúcha de Futebol vai proporcionar muitos clássicos e jogos decisivos ao longo do semestre. Com uma Copa Fronteira Sul tendo jogos em dois turnos, duas semifinais e três finais. Mais os mata-matas das Copa Willy Sanvitto e Supercopa, será possível cada time da Zona Sul se enfrentar até 11 vezes durante o ano.

Regulamentos

Copa Fronteira Sul
Bagé, Brasil, Farroupilha, Pelotas e São Paulo disputam o título de campeão da Zona Sul. O torneio será disputado em duas fases. A primeira composta por primeiro e segundo turnos. E a segunda será a fase final: campeão do primeiro contra o campeão do segundo turno.

Os turnos são divididos em três etapas. Na primeira os jogos serão realizados em cruzamentos dentro do grupo, em partidas somente de ida, classificando-se para a segunda etapa os quatro primeiros colocados do grupo.


A segunda etapa é a semifinal. As quatro equipes classificadas duelam em jogos de ida e volta. O primeiro enfrenta o quarto e o segundo pega o terceiro.

A terceira etapa é a final entre os vencedores das semifinais. Os campeões de cada turno se enfrentarão na grande final da Copa Fronteira Sul. Caso um time conquiste os dois turnos, será automaticamente o vencedor da Zona Sul. A taça dá o direito de disputar a Supercopa Gaúcha.

Willy Sanvitto
O campeonato será disputado por 16 clubes em quatro fases eliminatórias, em jogos de ida e volta (mata-mata). O formato é igual ao da Copa do Brasil, sendo que nas duas primeiras etapas, oitavas e quartas de final, o time que joga em casa não poderá perder por dois gols de diferença na primeira partida. Ocorrendo este fato, a equipe estará eliminada no primeiro duelo. O campeão da Willy Sanvitto terá vaga na Supercopa Gaúcha e na Copa do Brasil de 2014.

Supercopa Gaúcha
A última competição do semestre será disputada entre o campeão da Região Metropolitana, o vencedor da Região Serrana, o campeão da Região Fronteira Sul e o vencedor da Willy Sanvitto. O torneio será disputado em uma cidade-sede a ser definida. A competição terá semifinal e final. Por sorteio, os times se enfrentarão em apenas uma partida na semifinal. Os dois vencedores fazem a grande decisão da Supercopa Gaúcha.
Diário Popular