slide FutebolGaúcho.com - O Site do Futebol da Raça: Pesquisa aponta que torcida Xavante é a maior de Pelotas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pesquisa aponta que torcida Xavante é a maior de Pelotas

Pesquisa apontou que torcida Xavante, em Pelotas, é maior do que a da dupla Grenal

O "Blog Teoria dos Jogos", realizou, pela primeira vez, uma análise de torcidas em uma cidade do Rio Grande do Sul: Pelotas, terceira maior população do estado, a 250 km de Porto Alegre.

É sabido por todos que o gaúcho possui características próprias em sua torcida. Além de ser um estado absolutamente blindado à influência externa – ao contrário de Paraná e Santa Catarina – suas torcidas muitas vezes são “exportadas” para regiões de colonização gaudéria país afora. Mas além destas propriedades, a configuração da torcida pelotense nos apresenta um outro elemento.

De todas as cidades já analisadas apenas aquelas com times fortes e na Série A foram capazes de concorrer com as grandes potências nacionais – Santos, Recife e Florianópolis, por exemplo. Nas outras localidades, a preferência se dá pelos forasteiros, ainda que existam times locais em divisões nacionais inferiores. É o caso de Ipatinga, Uberlândia, São José do Rio Preto e Cuiabá.

Pelotas é diferente. Embora faça parte do segundo grupo – ou seja, times locais cujas tradições residem muito mais no passado do que no presente – a preferência da cidade é por um deles. O orgulho local se mostra ainda mais aflorado no RS, de modo que o Brasil de Pelotas supera o poderoso Grêmio, por pequena margem:

Detalhamento da pesquisa:
Localidade: Pelotas/RS
Amostra: 402 entrevistas, de 03 a 05 de março de 2008.



A mesmíssima distância que faz do Brasil o mais querido (25,1%) também separa o Grêmio (22.4%) de seu grande rival, Inter (19,7%). Mais abaixo –ainda com percentual representativo – surge a segunda força regional, o Pelotas (10,2%). Incrivelmente, a cidade de 330 mil habitantes tem porte para um terceiro clube, o Farroupilha (2,7% da preferência). Ao São Paulo, verdadeiro “herói da resistência”, foi atribuído 0,2%. O que equivale a uma pessoa!

Uma cidade tão plural não poderia ser homogênea no tocante às faixas etária e de renda. Sendo assim, a liderança muda de mãos de acordo com os diferentes estratos:

  Pelotas/RS por faixa etária

 Pelotas/RS por nível de renda

No primeiro caso, vemos que quanto mais jovens, mais gremistas em Pelotas. O tricolor arrebata nada menos que 40,6% daqueles entre 16 e 24 anos, abrindo enorme vantagem para o Brasil – que ainda assim cresce ligeiramente (26,1%). Em pouco tempo, é possível que o Grêmio assuma a liderança do ranking na cidade. Mas o que impressiona é a distância do clube para o Internacional nesta faixa – o colorado possui apenas 11,6% da preferência, quase quatro vezes menos. Se considerarmos os resultados recentes de ambos, o Grêmio se mostraria um verdadeiro fenômeno de popularidade, remando contra seus próprios resultados esportivos.

Mas a tendência se inverte à medida com que se envelhece – ou enriquece. Os colorados superam os rivais entre a população de 35 a 44 anos, além de serem quase o dobro entre os maiores de 60 (23,5% a 13,2%). Como existe uma relação direta entre idade e poder aquisitivo, o Inter destoa entre os mais ricos: um terço dos que ganham mais de 11 salários mínimos. Ao Grêmio, cabe a liderança entre os menos abastados (de 1 a 5 S.M), até por conta da extrema juventude de seu torcedor.

Já o Brasil de Pelotas possui mais torcedores entre os jovens de renda intermediária, enquanto o Pelotas cresce entre os mais velhos de renda um pouco melhor. Chama atenção a fantástica popularidade do Brasil entre os pelotenses de 25 e 34 anos – geração que vivia a tenra infância numa das épocas mais gloriosas do clube.

Blog Teoria dos Jogos
Por Vinicius Paiva

9 comentários:

Anônimo disse...

Esta pesquisa está totalmente defasada, muita coisa mudou em Pelotas de março de 2008 para cá, o Pelotas subiu para primeira divisão, o xavante caiu para segunda, o Pelotas foi campeão da copa Lupi Martins no ano de seu centenário, já o xavante foi rebaixado para Série D do brasileiro no seu suposto centenário.
Os shows da torcida do Pelotas no Gauchão de 2010 são prova destas mudanças.
Alerto que a base de torcedores de Pelotas e do xavante são fiéis, mas os torcedores dos times de Porto Alegre apenas esperam por boas campanhas dos times de Pelotas para debandarem para os times da cidade, afinal de contas nada é melhor do que assistir futebol no estádio.

Anônimo disse...

bah essa pesquisa e verdadeira mesmo cerca de 100 amigos q eu conheço q torcem pro lobão não foram entrevistado e ainda dizem q pesquisa e verdade...

Anônimo disse...

chora 4 força da cidade hahahahaha

Anônimo disse...

Qual a intenção e utilidade de divulgar agora uma pesquisa de quase 4 anos atrás?

Anônimo disse...

Se fizer hoje , deve dar maior ainda a preferencia pelo brasil ahaha, sinto muito !

Anônimo disse...

chora lobogay.

Anônimo disse...

cara olha a data da pesquisa..
um site qualificado assim não podia bota uma noticia ridicula dessas

Anônimo disse...

vcs sabem que antes hj e depois a torcida do brasil sempre vai se "A maior e mais fiel do RS" todo mundo sabe disso!!! dale xavante ....!!!!!!!!!

Anônimo disse...

chora lobogay!!!!!!

Postar um comentário