Rubro-negro foca não só na decisão que terá pela frente,
mas também na recuperação de jogadores lesionados
Não é só o técnico Rogério Zimmermann que está focado em mais uma decisão. O Departamento Médico do Brasil trabalha forte para recuperar os lesionados e dar ao treinador rubro-negro condições de utilizar todo o elenco. Os atletas que mais preocupam são o zagueiro Cirilo e o atacante Gustavo Papa. Porém, ambos têm chance de jogar. Rafael Forster, que sentiu a perna esquerda na partida contra o São Paulo, e Gustavinho, que desfalcou a equipe nos últimos jogos, estão liberados.
O zagueiro tem uma lesão na coxa. Desfalcou o Brasil na última partida e faz tratamento para retornar à equipe ao lado de Fernando Cardozo. Aos 33 anos o defensor já ficou fora em algumas partidas na temporada, por desgaste físico. Gustavo Papa, 34, convive mais seguido com problemas de lesões. Após sofrer uma grave contusão no joelho, no ano passado, e passar por cirurgia, retornou em 2013. Enfrentou alguns problemas musculares, normais para quem retorna deste tipo de lesão. No momento em que ganhava sequência de jogos, Papa acabou sofrendo nova contusão. Desta vez na panturrilha, problema que deixou o centroavante fora dos últimos dois jogos.
Como ambos vinham sendo utilizados como titulares de Rogério Zimmermann, antes dos problemas físicos, o Departamento Médico rubro-negro intensifica as atividades para que atuem na decisão do próximo sábado.
“Estamos trabalhando em três turnos com o Cirilo e o Papa para que eles fiquem à disposição do Rogério. Vamos fazer de tudo para colocá-los em campo na final”, afirmou o médico xavante, André Guerreiro.
Quem o DM xavante já recuperou foram Rafael Forster e Gustavinho. O lateral esquerdo acabou sendo substituído na etapa complementar ao sentir um desconforto. Nesta terça-feira (29) já treinou normalmente com o grupo. Outro que participa das atividades junto ao elenco é Gustavinho. O meia desfalcou o Brasil por cerca de três semanas. Ainda está na fase de recuperação física, porém, é opção para a final.
As opções
Cirilo, automaticamente, deverá retornar ao time titular, caso esteja recuperado. Formará dupla com Fernando Cardozo. Porém, se ainda não tiver condições, Rogério manterá Ricardo Bierhals. O jovem zagueiro tem sido o substituto na ausência dos defensores titulares. No ataque, mesmo que esteja recuperado, Gustavo Papa não deverá começar jogando. Joelson aproveitou bem as oportunidades no ataque e marcou gols importantes. Neste momento é o camisa 9 xavante. Na possibilidade de Rafael Forster voltar a sentir o desconforto na perna esquerda, Zimmermann tem Edu Silva como alternativa natural para a posição.
Diário Popular